Carta de padrão de D. Filipe I dada a Álvaro de Valadares
Data
1581-08-09
Data tópica
Lisboa
Sumário
D. Filipe I concede carta de padrão a Álvaro de Valadares, morador na cidade do Porto, na qual se estabelece que receberá uma tença anual de 20 mil reais e tomará o hábito da Ordem de Cristo.
Subscrições autógrafas. Selo de cera vermelha pendente (da Ordem de Cristo, de formato circular, com suspensão de fita vermelha e beije, assente em suporte metálico, partido e incompleto)
Observações
No verso do pergaminho foi escrito outro documento.
Transcrição
Dom Phelipe per graça de Deus rey de Portugual e dos Alguarves d’aquem e d’allem mar em Affrica senhor de Guynee e da conquysta naveguação comercio de Ethiopia Arabia Persia e da Yndia etc. como guovernador e perpetuo admynystrador que sou da Ordem e cavallaria do mestrado de Nosso Sennhor (sic) Jhesu Christo faço saber aos que esta carta vyrem que avendo eu respeito aos serviços de Alvaro de Valladares morador na cidade do Porto e querendo lhe fazer merce ey por bem e me praz que elle tenha e aja de minha fazenda de vynte tres dias do mes de Mayo deste anno pressente (sic) de myl VC oytenta e hum em diante vynte myl reais de tença em cada hum anno com o abito da dita Ordem que lhe ora mandey lançar e ysto emquanto (sic) não for provido nas ordees por que sendo provido larguara estes vynte mil reais de tença e os não avera mais. E portanto mando aos veedores de minha fazenda lhe fação assentar os ditos vynte myl reais no livro da fazenda da dita Ordem. E do tempo acima declarado em diante levar cada anno no quaderno das tenças do abito pera por elle lhe serem paguos no meu thesoureiro mor ou em quem seu carguo servir com certidão de Nun’Alvarez Pereira de como não he provido. E por firmeza de todo lhe mandey dar esta minha carta de padrão por mym assynada e sellada com o sello pemdente (sic) da dita Ordem. Dada na cidade de Lixboa a vymte nove dias de Aguosto. Manuel Franco a fez. Anno do nascimento de Nosso Sennhor Jhesu Christo de myl VC oytenta e hum.
(Assinado:) E EU RUI DIAZ DE MENESES O FIZ SCREVER
(Assinado:) EL REY
(Na linha inferior, escrito pela mão de Rui Dias de Meneses:) Assentado
(Selo pendente)
(Por baixo da dobra do pergaminho:) Padrão de XX mil reais de tença cada anno com o abito da Ordem de Nosso Sennhor Jhesu Christo de que Vossa Magestade faz merce a Alvaro de Valladares morador na cidade do Porto de XXIII dias de Maio d’este anno pressente de mil VC LXXXI em diante enquanto não for provido nas ordee por que sendo provido os larguara e os não avera mais.