Equipa

Inês barbosa
(IR)
Investigadora integrada do IS-UP, doutorada em Sociologia da Educação (UM, 2016) e docente de Animação Cultural na FLUP. O seu percurso tem-se destacado pelo estreitamento das relações entre a academia e a sociedade, com foco na promoção de mecanismos de participação e investigação democráticos, enquadrados numa perspetiva de “sociologia pública”. Tem participado em projetos relacionados com desigualdades sociais (etnia, classe, género), precariedade laboral e direito à habitação. Destaque para o projeto RISE – Roma Inclusive School Experiences (2018) e para a coordenação da avaliação externa da Estratégia Nacional de Integração das Comunidades Ciganas (2023).

Manuela Mendes
(co-IR)
Professora Associada no ISCSP-UL e investigadora no CIES-ISCTE. Desenvolve pesquisa nas áreas dos estudos sobre e com Ciganos/Roma, imigração, diversidade e espaço urbano, pobreza e exclusão social, desenvolvimento local e políticas de habitação social. É membro colaborador do IS-UP, Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD) da FAUL e Centro de Administração e Políticas Públicas do ISCSP-UL. Coordenou o Projeto EDUCIG Desempenhos escolares entre os Ciganos: investigação-ação e projeto de co-design (2017) e o Estudo Nacional sobre as Comunidades Ciganas (2014).

Manuel Carlos Silva
Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Amesterdão (1994), foi Diretor do CICS.UM (2004-2014) e Presidente da APS (2010-2012). Recebeu o Prémio Sedas Nunes pela obra “Resistir e Adaptar-se” (1998). Coordenou diversos projetos financiados pela FCT, incluindo “From Racism and Xenophobia to Multiculturalism” (2006) “(Des)igualdades de género no trabalho e na vida privada” (2006) ou “Modos de vida e formas de habitar” (2014). Tem trabalhado temas como rural-urbano, desenvolvimento e desigualdades sociais (de classe, de género e étnico-raciais).

João Teixeira
Lopes
Professor catedrático da FLUP e coordenador do IS-UP. Publicou 44 livros e mais de 300 publicações em coautoria. Recebeu o título “Chevalier des Palmes Académiques” (2014). Membro do Conselho Científico e Consultivo do Observatório das Desigualdades e do Observatório Permanente da Juventude. Presidiu à APS entre 2016 e 2021. Tem trabalhado no âmbito dos estudos da cultura, desigualdades sociais; sociologia urbana; sociologia da juventude; emigração, e infância, frequentemente a partir de abordagens biográficas e etnográficas.

Fernando Bessa Ribeiro
Professor associado com agregação do ICS – UM e investigador integrado do CICS-Nova.UM. Foi pesquisador visitante do CNPq na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem mais de 150 publicações, sobre temas como pobreza e exclusão social, género e sexualidade. Trabalhou sobre populações ciganas no norte de Portugal, com foco nas relações com os não-ciganos.

Sílvia
Gomes
Professora Auxiliar na Universidade de Warwick e co-coordenadora da Secção Temática de Sociologia do Direito e da Justiça da APS. Investigou sobre comunidades ciganas e relação com o sistema de justiça criminal, relações interétnicas entre ciganos e não ciganos, focalizando-se nos processos de racismo, exclusão e marginalização sociais.

Susana
Coimbra
Professora auxiliar na FPCEUP, diretora da licenciatura em Psicologia, investigadora do CPUP. Investiga na área da educação de adultos e discriminação. Tem uma vasta experiência em projetos de investigação nos domínios da inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade.

João
Caramelo
Professor auxiliar na FPCEUP, diretor da licenciatura em Ciências da Educação e membro do Conselho Diretivo do CIIE. Os principais interesses de investigação são a aprendizagem ao longo da vida e cidadania participativa. Membro de diversos projetos de investigação europeus centrados em metodologias qualitativas e abordagens participativas.

Sofia
Santos
Investigadora contratada e Broker do CIIE/UP. Foi assessora do Ministro da Educação na produção de políticas públicas da educação (2020-22). Tem doutoramento europeu (2015) em educação sexual, intersecionalidade e cidadania (com Universidade de Cambridge e Leeds) e mestrado em educação com comunidades de etnia cigana. Desde 2006 participou em projetos, nacionais e internacionais, integrou a ENEC, foi vogal do CCPFC, e é atualmente representante da EAPN no Conselho da Europa.

Pedro
Candeias
Professor auxiliar convidado no Departamento de Métodos de Pesquisa Social do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Tem colaborado em projetos baseados em abordagens mistas (com ênfase na quantitativa). Integrou o Estudo Nacional das Comunidades Ciganas e o projeto EDUCIG – Desempenhos escolares entre os Ciganos.

Agostina
Nievas
Trabalhou no Centro de Estudos em Desigualdades, Sujeitos e Instituições (CEDESI) de Buenos Aires. É estudante de doutoramento em Antropologia no ICS, tendo como objeto de estudo a situação das famílias ciganas nómadas no Alentejo.

José Pedro
Silva
Investigador integrado do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e do Laboratório Associado para a Investigação Integrativa e Transnacional em Saúde Populacional, onde estuda questões de saúde urbana recorrendo a metodologias qualitativas. Membro colaborador do IS-UP.

Francisco
Mangas
Investigador do CITCEM. Defende em breve um projeto de doutoramento sobre a presença cigana em Portugal durante a Época Moderna, que se afasta de abordagens exclusivamente «criminalistas» ou centradas em fontes legislativas (não as ignorando), promovendo, ao invés, um alargamento do corpus documental que permita apreender outros aspetos das vivências históricas desta minoria étnica.

Elsa
Teixeira
Investigadora na FPCEUP, membro integrado do CIIE e Assistente Convidada na ESE-IPP. Tem experiência de investigação em projetos nas áreas da inclusão socioeducativa, género, interseccionalidade, com metodologias qualitativas e participativas, incluindo abordagens biográficas. Durante 10 anos, foi socióloga na divisão de Ação Social e Inclusão de uma autarquia.

Ana Oliveira
Doutorada em Estudos Urbanos pelo Iscte e licenciada em Sociologia pela Universidade do Porto, é investigadora integrada do DINÂMIA’CET-Iscte (DC) e Professora Auxiliar Convidada na Universidade Aberta. Recentemente, integrou a equipa do projecto EduCig: Desempenhos escolares entre os Ciganos. Investigação-ação e projeto de co-design.

Emanuelle Maia de souza
Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Brasil e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é doutoranda em Sociologia pelo programa interuniversitário OpenSoc – Sociologia, Conhecimentos para Sociedades Abertas e Inclusivas em Portugal.

Sandra Pinheiro
Licenciada em Sociologia (Porto, 2023) e em Relações Internacionais (Porto, 2020) pela Universidade do Porto. Colaborou em vários projetos de investigação do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (ISUP) e trabalhou no secretariado da Associação Europeia de Sociologia (ESA). É mestranda na Escola de Direito da Universidade do Minho, onde desenvolve uma tese sobre as condições de trabalho dos trabalhadores migrantes na agricultura no Sul de Portugal. Atualmente é bolseira do projeto ROMA – Conhecer, Mapear, Incluir: População Roma/Cigana em Portugal. Tem estado envolvida em projetos de criação e produção na área do teatro e das artes performativas.

Oxana Barbalata
Licenciada em Sociologia (Lisboa, 2023) e atual mestranda em Políticas Públicas no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, desenvolverá a sua tese com base numa análise comparativa da realidade habitacional das pessoas Ciganas/Roma nos Bairros Padre Cruz e 2 de Maio. Integra, enquanto bolseira, o projeto ROMA – Conhecer, Mapear, Incluir: População Roma/Cigana em Portugal.