Genius Loci 2.0
4 - 6 novembro de 2026, Porto
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
O Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» convocam todos os interessados a participar com comunicações e artigos no Congresso Internacional que terá lugar no Porto (FLUP), dias 4, 5 e 6 de novembro de 2026.

Sobre o
Genius Loci 2.0: lugares e significados
Volvidos dez anos da realização do Congresso Internacional Genius Loci: lugares e significados (2016) e cientes das transformações que o mundo conheceu durante esse período de tempo, o DCTP relança, em 2026, este Encontro Científico, numa edição atualizada e consciente dos desafios e necessidades que se levantam às ciências sociais na atualidade. O evento persiste, no entanto, na celebração das três décadas de ensino especializado e investigação nas áreas científicas da Arqueologia, História da Arte e Museologia desenvolvidas no DCTP, bem como na promoção e intervenção patrimonial. Neste sentido, convoca-se, mais uma vez, o legado científico e pedagógico de Carlos Alberto Ferreira de Almeida (1934-1996), o primeiro subscritor do departamento precocemente desaparecido.
Nesta edição 2.0 do Genius Loci esperam-se contributos que atendam aos avanços conceptuais, epistemológicos e tecnológicos que marcam a investigação científica das Ciências e Técnicas do Património no nosso tempo. Enquadrado no plano estratégico do CITCEM 2025-29, centrado no tema “Encontrar comunidades e ampliar diálogos”, o Genius Loci 2.0: lugares e significados acolhe propostas que apresentem abordagens multi-, inter- e transdisciplinares, enquadradas numa das seguintes secções temáticas:

Arquiteturas
Esta secção pretende refletir a pluralidade de materializações da Arquitetura desde a Idade Média até à Época Contemporânea, com particular incidência no contexto Ibérico e Europeu. Convocam-se, assim, os mais amplos contributos focados em realidades regionais, estudos de síntese ou os estudos de caso dos mais significativos exemplos de arquiteturas.
Espaços Sacros
Os Espaços Sacros são realidades vivas e mutáveis, sujeitas ao devir. Estes lugares naturais e/ou construídos, que recebem rituais programados, conferem significado a uma comunidade e materializam a ligação entre o tempo terreno e o tempo da transcendência.


Gestão do Património
Num contexto de crescente complexidade social, cultural e ambiental, a gestão do património é entendida como um processo dinâmico e situado, que articula conhecimento científico, enquadramentos institucionais, políticas públicas e práticas sociais.
Imagens e Contextos
O objetivo principal deste painel consiste em compreender como a integração das imagens nos seus diversos suportes, espaços e contextos revela práticas performativas de índole identitária e comunicativa ao longo de uma ampla cronologia, da Pré-História à Contemporaneidade.


Mundos de transição
A História da Humanidade, numa visão cíclica, é pontuada por momentos de mudança que geram ruturas culturais e sociais de alcances diversos. Estas transições promovem a transformação de estruturas, tecnologias, modos de vida e identidades.
Vernacular
O universo do que classificamos como vernacular é ilusório e frequentemente inconspícuo: faz parte do nosso quotidiano social, das paisagens que percorremos e onde gravita a nossa vida. Contudo, esta proximidade tende a camuflá-lo, apenas readquirindo importância quando ameaçado de desaparecimento, e soam os alarmes sobre o que estamos prestes a perder.


Paisagens, territórios & mobilidades
A mobilidade articula-se com a apreensão da paisagem e a produção de representações do território. Os percursos e meios de comunicação guiam o movimento e ancoram-no em pontos fixos ou semi-fixos, assumindo formas diversas conforme os tempos históricos e pré-históricos.
Inscrições & Informações
As inscrições para o Genius Loci 2.0 serão abertas a todos os interessados a partir de 12 de maio de 2026. A submissão de comunicações ou posters está aberta até 10 de abril de 2026.
Apoios e Parcerias
