Imagens e Contextos

O objetivo principal deste painel consiste em compreender como a integração das imagens nos seus diversos suportes, espaços e contextos revela práticas performativas de índole identitária e comunicativa ao longo de uma ampla cronologia, da Pré-História à Contemporaneidade. A imagem é entendida como veículo de ideias que circulam entre diferentes universos socioculturais, permitindo examinar modos de produção, receção, circulação e fruição, bem como as linguagens visuais que daí emergem e circulam.

A crescente disseminação da imagem mediatizada tem originado desafios teóricos que impulsionaram várias viragens epistemológicas, ampliando os estudos da cultura visual, em âmbitos crescentemente diversos, desde os meios digitais às conceções renovadas das materialidades, passando pela vida longa das imagens.

Considerando a imagem como expressão e documento antropológico, polissémico e multicultural, e reconhecendo a sua centralidade nas ciências sociais e humanas na atualidade, este painel convoca abordagens multi-, inter- e transdisciplinares para explorar criticamente o binómio imagens e contextos.

Palavras-Chave

Imagem; Contexto; Multiculturalismo; Usos e Fruições; Práticas Identitárias 

António Laferi - The Dioscuri [Frontal View], gravura, 1546. National Gallery of Art, Washington D.C.

Paul Sérusier - Le Talisman, l'Aven au Bois d'Amour, en 1888, óleo sobre madeira (tampa de caixa de cachimbo), 1888. Musée d’Orsay

Cerâmica ática de figuras vermelhas, forma prato de peixes, proveniente da Necrópole do Olival do Senhor dos Mártires, Alcácer do Sal, Portugal.
© Daniela Ferreira, 2019