Carta de privilégio de D. Afonso V dada a Gomes Martins de Lemos, o Moço
Data
1458-10-26
Data tópica
Ceuta
Sumário
D. Afonso V dá a Gomes Martins de Lemos, o Moço, a jurisdição da terra de Álvaro (comarca da Covilhã), a qual, à sua morte, passaria para o seu filho mais velho.
Subscrição autógrafa. Selo de chapa vermelha aposto no verso, tapado por um pedaço circular de pergaminho (que foi cozido ao próprio documento).
Observações
O pergaminho que cobre o selo está ligeiramente rasgado no centro, deixando visível uma pequena parte do mesmo, o que permite verificar que o selo é vermelho e está bastante danificado.
Dom Afomsso per graça de Deus rey de Portugual e do Alguarve e senhor de Cepta e d’Alcacer(1) fazemos saber a quamtos esta nossa carta virem que nos queremdo fazer graça e mercee a Gomez Martinz de Lemos fidalguo de nossa casa nos praz e he nossa m[er]cee que polla maneira que per nossa carta que de nos tem a jurdiçom da terra d’Alvaro que tenha e aja em sua vida e per sua morte delle dicto Gomez Martinz a aja e tenha em sua vida o filho moor dell dicto Gomez Martinz assy e tam compridamente como a o dicto seu padre. E porem mamdamos a todollos nossos correjedores juizes e justiças que façam comprir e guardar esta nossa carta como em ella he comthudo sem outro embarguo que a ello pousaaes por quamto assi he nossa mercee. Dada em a nossa cidade de Cepta XXVI dias d’Outubro. Joham Gomez a fez. Anno de Nosso Senhor Jhesu Christo [de] mil IIIIc e LVIIIº.
(Assinado:) EL REY
(Selo de chapa aposto no verso do documento)
(Na parte inferior do pergaminho) Que per morte de Gomez Martinz aja o primeiro seu filho a terra d’Alvaro per a maneira que a elle tem.