Conferência
Prof. Rui Marques
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
“Modo (verbal) em orações concessivas e adversativas do português – uma análise semântica e pragmática”
Dia 21 de novembro, 11h, Sala de Reuniões 1
Resumo: Em português, conjunções concessivas, como embora, regem tipicamente o conjuntivo, enquanto conjunções adversativas, como mas, regem obrigatoriamente indicativo. Dada a semelhança de significado entre construções concessivas e construções adversativas, estes factos são surpreendentes. Paralelamente, sobretudo em registos coloquiais, por vezes o verbo da oração concessiva flexiona no indicativo, mas apenas nalgumas concessivas.
Será apresentada uma análise semântica e pragmática do modo verbal em português que explica o conjuntivo em orações concessivas e o indicativo em orações adversativas, apesar de umas e outras serem descrições de factos. Seguidamente, mostrar-se-á como a análise exposta permite dar conta da opção de modo que se verifica nalgumas orações concessivas do português.
O Professor Rui Marques é Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. As suas áreas de especialização são a Semântica e a Pragmática, com especial interesse em modos e modalidade.
Presencial: Sala de Reuniões 1
Transmissão via zoom:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96066513136?pwd=GQBahMwCweo9jPUyW1aEzQb8WxM4km.1
Senha: 973874
