Estudos de Sintaxe (2024)
Autora: Ana Maria Brito
Trata-se de um livro de sintaxe do português e de sintaxe comparada entre o português e outras línguas e entre o português e algumas das suas variedades não europeias. O livro enquadra-se na perspetiva da Gramática Generativa e tem como ponto de partida uma seleção de artigos escritos entre os anos de 1993 e 2024. De modo a dar coesão ao conjunto foram feitas introduções às diferentes partes do livro; foram atualizadas algumas análises sempre que necessário.
Além das introduções, o livro contém 24 capítulos, distribuídos por cinco partes, assim intituladas:
I – Sobre algumas subclasses de verbos e estrutura de frase
II – Estrutura dos sintagmas nominais
III – Relação léxico-sintaxe a partir de categorias mistas
IV – Aspetos sintáticos das orações relativas
V- Microvariação: alguns contributos
Linguística e Ensino – Portugal e Brasil (2024)
Organizadores: Isabel Margarida Duarte, Neusa Barbosa Bastos, Rogelio Ponce de León e Ronaldo de Oliveira Batista
Este livro é “um espaço de encontro e de reflexão partilhada sobre Linguística e ensino de língua, em Portugal e no Brasil”. Nele se juntaram vozes de Portugal e do Brasil para darem conta da relação intensa entre Linguística e Ensino, nos dois países referidos. Os organizadores reuniram reflexões de autores variados dos dois lados do Atlântico, mais consagrados e mais jovens, para problematizarem algumas questões centrais, divididas por quatro capítulos. Em cada um deles, há um texto para a situação em Portugal e outro que dá conta do que se passa no Brasil. O livro compõe-se, portanto, dos seguintes capítulos: Políticas públicas no ensino de língua (capítulo I), subdividido em “Diversidade e integração através do ensino da língua portuguesa” e “Políticas públicas no ensino de língua no Brasil”; Ensino de língua e a Linguística (capítulo II), com duas partes, a saber: “Ensino de língua e a linguística: clássicos portugueses” e, simetricamente, “Ensino de língua e a linguística: clássicos brasileiros”; Língua, linguística e livros didáticos (capítulo III), incluindo dois textos: “Língua, linguística e livros didáticos em Portugal” e “Língua, linguística e livros didáticos no Brasil”. Finalmente, no capítulo IV, intitulado Formação docente em Letras, há também dois contributos, um português e um brasileiro: “Formação docente em letras em Portugal” e “Formação docente em letras no Brasil”.