Estudantes e Bolseiros

O CLUP conta atualmente com 16 membros estudantes e bolseiros.

Ana Filipa Fonseca

É doutoranda do curso de Ciências da Linguagem (variante Linguística), da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). É licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas (variante português-espanhol) e mestre em Linguística pela FLUP. Foi no mestrado que se especializou em Linguística Textual após ter apresentado a dissertação “A Reportagem de Divulgação Científica na revista Superinteressante: contributo para a caracterização do género”.

As suas áreas de investigação são a Linguística de Texto e a Semântica, tendo particular interesse no Discurso de Divulgação Científica e na Explicação.

-> E-mail
-> CienciaVitae

Ana Sofia Ferreira

Licenciou-se, em 2017, em Estudos Portugueses e Lusófonos, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e, em 2019, na mesma instituição, sob orientação do Professor Doutor Rui Sousa-Silva, prestou as provas de Mestrado em Linguística, com a apresentação da tese intitulada “Análise linguística forense das Fichas de Avaliação de Risco em situações de violência doméstica”. Em 2020, a tese de mestrado mereceu o Prémio APAV para Investigação. 

Em 2021, iniciou o 3º ciclo de estudos no Doutoramento em Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui uma bolsa de investigação da FCT e do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP). 

Ainda em 2021, iniciou a sua atividade como Professora Auxiliar Convidada para lecionar a unidade curricular de Introdução à Linguística Forense, na Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU).

-> E-mail
-> CienciaVitae

Ana Sofia Meneses da Silva

É licenciada em Línguas Aplicadas pela Universidade do Minho e mestre em Português Língua Estrangeira (PLE) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Após concluir o mestrado, atuou como formadora nos cursos de Formação Contínua de PLE na FLUP. Atualmente, frequenta o doutoramento em Ciências da Linguagem na mesma instituição, dedicando-se à análise de chamadas de emergência, no âmbito da Linguística Forense, com aplicação da Pragmática e Análise do Discurso. É ainda assistente editorial da revista Language and Law / Linguagem e Direito e frenquenta o Curso de Especialização em Linguística Forense. É bolseira de doutoramento da FCT (Ref. 2023.00589.BD).

-> E-mail

-> CienciaVitae

Ana Sofia Pinto

É doutoranda do curso de Ciências da Linguagem – variante Linguística da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito do protocolo entre a FCT e o Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP). É licenciada em Ciências da Linguagem e mestre em Linguística pela FLUP. No mestrado, apresentou a dissertação Marcadores de reformulação parafrásticos no género artigo científico. A sua principal área de interesse é a Linguística de Texto, na qual tem desenvolvido investigação em tópicos como a reformulação, os marcadores discursivos e o discurso académico. Atualmente, colabora como editora na ElingUP – Revista Eletrónica de Linguística dos Estudantes da Universidade do Porto. É sócia da Associação Portuguesa de Linguística.

-> E-mail
-> CienciaVitae

Catarina Soares Martins

-> E-mail

Enio Soares

Estudante do 3º Ciclo de Estudos em Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP-UPorto), ramo Linguística; mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) (2015); especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP/Univesp (2013); licenciado em Letras pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2010). Professor de Gramática, Literatura e Composição/Produção Textual com experiência nas redes pública e privada de ensino; membro do Grupo de Investigadores em Ciências da Linguagem (GICIL); pesquisador colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento (Gepalle-USP). Estuda, à luz da Análise de Discurso, o discurso político de campanha eleitoral nas redes sociais. Bolseiro de investigação do CLUP (Ref. UI/BD/153393/2022).

-> E-mail
-> CienciaVitae

Inês Cantante

Apaixonada por livros, licenciou-se, em 2016, em Línguas e Estudos Editoriais, na Universidade de Aveiro, onde descobriu um particular interesse pela área de Revisão de Texto.Mestrada em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 2018, foi na investigação que encontrou a sua verdadeira inspiração para o futuro, ao desenvolver a dissertação “Sobre a Semântica de Adjetivos Adverbiais Modais”. Doutoranda em Linguística, na mesma faculdade, encontra-se a desenvolver a sua Tese, na área da Semântica. Membro do Centro de Linguística da Universidade do Porto, tem como principal área de interesse de investigação a Semântica frásica, tendo desenvolvido, também, um gosto particular pela Análise do Discurso. Para além da investigação, tem como paixão os livros.

-> E-mail
-> CienciaVitae

Marcela Faria

Marcela Faria é mestre em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e licenciada em Ciências da Linguagem pela mesma instituição. Frequenta o 3.º Ciclo de Estudos em Ciências da Linguagem na FLUP, com bolsa de investigação FCT, e é também membro do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP). Atua na(s) área(s) de Humanidades/Línguas e Literaturas com ênfase em Linguística. Tem como principais interesses de estudo fenómenos relacionados com subáreas como a Pragmática e a Análise do Discurso.  Participou em 2 projetos de investigação científica e, fora da Academia, tem experiência nas áreas de comunicação, assessoria empresarial (B2B;B2C) e educação. É sócia da Associação Portuguesa de Linguística.

-> E-mail
-> CienciaVitae

Maria Luís Queirós

-> E-mail

-> E-mail
-> CienciaVitae

Miguel Correia

Miguel Correia é doutorando em Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, instituição na qual também desempenha funções docentes como Assistente Convidado. Colaborou com o PNL na produção de materiais didáticos para o projeto ‘Leitura Orientada em Sala de Aula’. Tem produzido investigação no âmbito da Linguística Educacional e da didática do Português como Língua Materna. Atualmente, é bolseiro de investigação (FCT UI/BD/154480/2022), encontrando-se a desenvolver o projeto intitulado “a reconfiguração gramatical nos manuais escolares de Português do Ensino Secundário: contributos do inventário das operações metalinguísticas”.

-> E-mail
-> CienciaVitae

Natalia Djajarahardja

É Professora Assistente Convidada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutoranda em Ciências da Linguagem e Mestre em Tradução e Serviços Linguísticos pela mesma instituição, e Bacharel em Língua Estrangeira – Tradutor e Intérprete pela Universidade Metodista de São Paulo (Brasil). Dedica a sua investigação ao estudo das variedades brasileira e europeia da Língua Portuguesa.

-> E-mail
-> CienciaVitae

Rute Alexandra Félix Rebouças

Estudante do 3ª Ciclo de Estudos em Ciências da Linguagem, variante Linguística, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e bolseira de Investigação em Doutoramento no âmbito do protocolo entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP) (UI/BD/150976/2021). É Mestre em Linguística (2019) e Licenciada em Ciências da Linguagem (2017) pela FLUP. É editora-chefe da Revista elingUP e coeditora do livro À Conversa com Linguistas e de três separatas: À Conversa com a Professora Doutora Maria da Graça PintoÀ Conversa com a Professora Doutora Ana Maria Brito e À Conversa com a Professora Doutora Fátima Oliveira. A sua investigação é em Semântica, com particular enfoque no estudo do verbo ficar em Português Europeu e em questões de Tempo, Aspeto, Modalidade e Evidencialidade. A sua tese de doutoramento foca-se na análise do tempo futuro em Português Europeu. Tem, também, um gosto especial pela Língua Gestual Portuguesa e pela Linguística de Texto.

-> E-mail
-> CienciaVitae

Tânia Marques

-> E-mail

Violeta Magalhães

Licenciatura em Ciências da Linguagem e Mestrado em Linguística (Psicolinguística) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente frequenta o Doutoramento (3º Ciclo em Ciências da Linguagem) na mesma instituição. Tem publicado em revistas da especialidade e participado em encontros e conferências nacionais com contribuições em diversas áreas da Linguística. A sua principal área de interesse é a Psicolinguística. Assistente Convidada na ESE.

-> E-mail
-> CienciaVitae

Viviane Maia Costa

Doutoranda em Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da U. Porto (FLUP), com bolsa de investigação da FCT. Mestre em Ciências da Linguagem e Bacharel em Letras – Português, Inglês e Literaturas correspondentes pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Trabalhou com gestão de projetos na PUC-Rio durante 12 anos. Seus principais interesses de investigação são: Linguística Forense e Análise do Discurso.

-> E-mail
-> CienciaVitae

Xinxin Shi

-> E-mail
-> CienciaVitae