Oficina
Lexicografia e sustentabilidade linguística: documentação do mirandês com recurso à Wikidata
16.janeiro.2025 | FLUP
Inscrição gratuita, mas obrigatória:
Esta oficina tem como objetivo analisar a lexicografia como disciplina fundamental para a documentação linguística, utilizando a Wikidata/ Wikibase enquanto plataforma aberta e colaborativa, com ligação à web semântica e multilingue. O caso de aplicação será o mirandês, reconhecido como segunda língua oficial de Portugal em 1999. Apesar deste reconhecimento e da sua integração nos curricula escolares do concelho de Miranda do Douro, o mirandês enfrenta uma situação de ameaça, caracterizada por um número reduzido de falantes e pela escassez de recursos digitais dedicados à sua documentação e revitalização.
Serão analisados os componentes macro e microestruturais relevantes para a organização de dados lexicográficos do mirandês, com ênfase na aplicação e adaptação das potencialidades da Wikidata na organização de lexemas, tomando como referência experiências em línguas minoritárias, como o basco.
Um dicionário, além de ser um recurso essencial para a documentação linguística, desempenha um papel fundamental como ferramenta didática na sala de aula. É especialmente importante no contexto da sua inclusão nos curricula escolares de Miranda do Douro. A disponibilização de um dicionário adaptado ao público escolar pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando aos estudantes acesso direto a vocabulário, expressões e usos gramaticais do mirandês de forma clara e acessível, tal como no português. Para além disso, um dicionário desse tipo incentiva o uso ativo da língua, contribuindo para a valorização da identidade cultural e linguística local. Ao incorporar exemplos de uso contextualizados, orientações sobre pronúncia e informações culturais associadas às palavras, esta ferramenta pode tornar-se um recurso interativo que motiva os alunos a explorar e a utilizar o mirandês de forma prática e significativa, promovendo, assim, a sua revitalização.
Finalmente, o conhecimento do vocabulário mirandês é de extrema importância também para os alunos de português, uma vez que esclarece conceitos como a continuidade dialetal, a mudança histórica e o contacto de línguas.
Programa
Sala 208
10h00 Abertura
10h10 Componentes estruturais para um dicionário mirandês
Ana Salgado _ Academia de Ciências de Lisboa | NOVA CLUNL
11h30 Pausa para café
11h45 Estrutura dos lexemas na Wikidata: exemplos de outras línguas
David Lindemann _ Universidade do País Basco | Wikimedia País Basco
13h00 Almoço
Sala de computadores 206
14h00 Mãos na massa com dados do mirandês
16h20 Recolha fonológica com Lingua Libre
André Barbosa _ Wikimedia Portugal
Carlos Silva _ Wikimedia Portugal | CLUP
Ana Afonso _ Associaçon de Lhéngua i Cultura Mirandesa
17h00 Fecho
Mais informações:
https://pt.wikimedia.org/wiki/Lexicografia_e_sustentabilidade_lingu%C3%ADstica:_documenta%C3%A7%C3%A3o_do_mirand%C3%AAs_com_recurso_%C3%A0_Wikidata
