Sêbê Non Linguagens – Volume 1 (2025)

A “Sêbê Non Linguagens”, nome inspirado na expressão em crioulo forro são-tomense para “nosso saber”, é a primeira revista científica de São Tomé e Príncipe na área das Letras e das Humanidades, concebida pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de São Tomé e Príncipe (FCT-USTP), em parceria com o Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões em São Tomé e Príncipe, com o Leitorado do Instituto Guimarães Rosa em São Tomé e o Centro de Linguística da Universidade do Porto. Este periódico, que se pretende abrangente e aberto a contribuições científicas advindas das áreas dos estudos linguísticos, didáticos, culturais e literários, procura colocar São Tomé e Príncipe no mapa da investigação mundial de modo a possibilitar um intercâmbio profícuo entre especialistas cujo interesse comum é o estudo da língua portuguesa, dos crioulos de base lexical portuguesa e dos artefactos culturais e literários advindos dos mais diversos espaços da Lusofonia.

Almeja-se, assim, no “nosso saber”, acolher autores das mais diversas esferas socioculturais que apresentem um contributo significativo para a dinamização da investigação sobre linguagem não só em São Tomé e Príncipe, mas em todos os territórios da CPLP.

A “Sêbê Non Linguagens” é, portanto, um periódico académico de Acesso Livre, com revisão por pares e que se destina à publicação de contributos teóricos ou teórico-práticos originais na área dos estudos linguísticos, didáticos, culturais e literários sobre a língua portuguesa ou sobre línguas crioulas de base lexical portuguesa. A presente revista apenas aceita artigos redigidos em língua portuguesa. Esta publicação será divulgada anualmente, tanto online como em formato físico. Não há qualquer custo de processamento de artigos para publicação na presente revista.

O 1º volume, publicado em 2025, está disponível aqui.