4 de dezembro | Seminários de Investigação do CLUP – Deteção de mentiras ou veracidade no discurso. Uma abordagem linguística forense (Eduardo Hernández Fuentes)

O Centro de Linguística da Universidade do Porto tem o prazer de anunciar a realização de mais um Seminário de Investigação do CLUP: Deteção de mentiras ou veracidade no discurso. Uma abordagem linguística forense (Eduardo Hernández Fuentes).

O Seminário realiza-se no dia 4 de dezembro, às 15h00, na sala do CLUP (Sala Óscar Lopes – 410).

Deteção de mentiras ou veracidade no discurso. Uma abordagem linguística forense

Eduardo Hernández Fuentes

O estudo do discurso tem sido o foco de pesquisas psicológicas atuais, voltadas para a avaliação da veracidade ou para a deteção de mentiras. O seu propósito fundamental tem sido identificar as marcas linguísticas que diferenciam o discurso verdadeiro do falacioso. No entanto, são poucas as abordagens que consideram a teoria linguística para estabelecer uma caracterização de cada uma dessas marcas. Grande parte da investigação tem-se limitado à análise quantitativa dos dados sem explicar os usos e valores das diferentes unidades analisadas. Esta apresentação tem, assim, como objetivo delinear as características e o uso das marcas epistémicas e evidenciais no espanhol do México, particularmente os verbos “decir” e “creer”, bem como o marcador discursivo “la verdad (es que)”, “de verdad” e “verdaderamente”. Para compreender a distinção entre o discurso verdadeiro e o falacioso, considerou-se apropriado começar com a análise de um corpus construído para esses fins, que permitiu a recuperação e a análise das unidades linguísticas de acordo com o contexto em que surgem. A análise deste corpus serve, assim, como ponto de partida para este trabalho.